sexta-feira, 15 de abril de 2016

Deixe de interferir no potencial natural da criança


Nenhuma criança nasce com uma mente; ela nasce com um cérebro. O cérebro é o mecanismo; a mente é a ideologia. O cérebro é alimentado pela sociedade, e toda sociedade cria uma mente segundo seus próprios condicionamentos. Por isso há tantas mentes no mundo. Mas uma falácia é criada no indivíduo de que "a mente é sua", e por isso o indivíduo começa a agir em conformidade com a sociedade, seguindo a sociedade, mas sentindo como se ele estivesse funcionando por si mesmo. 

Qual a maneira certa de ajudar uma criança a crescer sem interferir em sua potencialidade natural?

Toda maneira de ajudar uma criança é errada. A simples ideia de ajudar não é correta. A criança necessita de seu amor, não sua ajuda. A criança necessita nutrição, apoio, mas não sua ajuda. 

O potencial natural da criança é desconhecido e, portanto, não há como ajudá-la corretamente para atingir seu potencial natural. Você não pode ajudar quando o potencial é desconhecido; tudo que pode fazer é não interferir. E, na verdade, em nome da ajuda todos estão interferindo com todos; e, como o nome é bonito, ninguém objeta. 

É claro que a criança é muito pequena, muito dependente de você, e por isso não pode objetar. E as pessoas em torno são exatamente iguais a você: elas também foram ajudadas por seus pais, do mesmo modo que você também foi ajudado. Nem eles nem você atingiram seu potencial natural

O mundo inteiro está perdendo algo apesar de toda a ajuda dos pais, da família, dos parentes, dos vizinhos, dos professores, dos sacerdotes. Na verdade, todo mundo está tão sobrecarregado de ajuda que, sob esse peso, não se consegue sequer atingir o potencial não natural, que dirá o potencial natural! Ninguém consegue se mover; o peso que as pessoas têm sobre os ombros é incomensurável.

E uma das coisas mais difíceis é não interferir. Isso não faz parte da natureza da mente. A mente é, em essência, contínua e persistentemente tentada a interferir. Ela vive na interferência. Quanto mais você puder interferir, mais poderosos se sentirá. 

[...] Todas as pessoas em torno de você receberam ajuda, muita ajuda, para serem o que são. Você recebeu ajuda; agora também quer ajudar seus filhos.  

Tudo o que você pode fazer é ser amoroso, ser acolhedor, ser carinhoso, ser tolerante. A criança traz um potencial desconhecido, e não há como saber o que ela vai ser. Portanto, nenhum procedimento pode ser sugerido do tipo "você deve ajudar a criança desta maneira". Cada criança é única, e por isso não pode haver uma disciplina geral para toda criança. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares

"É porque se espalha o grão que a semente acaba
por encontrar um terreno fértil."-
Júlio Verne


>>>>>>>>>>>>>>

"A aventura é, sempre e em todos os lugares, uma passagem pelo véu que separa o conhecido do desconhecido; as forças que vigiam no limiar são perigosas e lidar com elas envolve riscos; e, no entanto, todos os que tenham competência e coragem verão o perigo desaparecer." — Joseph Campbell em, O Herói de Mil Faces

"Acredito que o maior presente que alguém me pode dar é ver-me, ouvir-me, compreender-me e tocar-me. O maior presente que eu posso dar é ver, ouvir, entender e tocar o outro. Quando isso acontece, sinto que fizemos contato" — Virginia Satir

"A mente inocente é aquela que não pode ser ferida. Uma mente sem marcas de ferimentos recebidos — eis a verdadeira inocência; temos cicatrizes no cérebro e, com elas, queremos descobrir um estado mental sem ferimento algum. A mente inocente não pode ferir-se (isto é, sofrer ofensa), porque nunca transporta um ferimento de dia para dia. Não há, pois, nem perdão, nem lembrança.[...] A mente em conflito não tem nenhuma possibilidade de compreender a Verdade" — Krishnamurti