Muitos filhos adultos de alcoólatras cresceram tendo que lidar com o alcoolismo dos seus pais. É importante estudar os efeitos desse estilo de vida nos filhos para ver como podemos reparar os danos. Uma infância infeliz pode criar efeitos com os quais essas crianças vão ter que lidar até à vida adulta.
Segredo - Quando você cresce em um lar de pais alcoólatras, a tendência é pensar que a sua casa é a única que tem problemas com o alcoolismo.
Ajustes de personalidade - Algumas crianças se tornam encrenqueiras ou palhaços de família. Outras crianças podem se tornar pacificadoras ou muito congeniais, adaptando-se a suas circunstâncias sem qualquer confusão. Outras se tornam adultos responsáveis "em miniatura". Todas estas características são formas diferentes desenvolvidas pela criança para enfrentar e aprender a viver com os problemas de alcoolismo em seu lar.
Crianças que crescem em um lar assim muitas vezes sofrem de abuso físico, sexual ou emocional. Minha mãe era uma mulher amorosa enquanto estava sóbria, mas brava, argumentativa e verbalmente abusiva quando ela estava sob a influência profunda do álcool.
Transferência de culpa - Alguns pais culpam os filhos pelo seu hábito e as crianças podem aceitar essa acusação quando na verdade a culpa pelo vício não lhes pertence. A vida em uma casa de alcoólatras geralmente é cheia de decepções, mentiras e inúmeras promessas quebradas. Isto faz com que as crianças percam a confiança, aprendam pobres habilidades de comunicação e tenham dificuldade para desenvolver intimidade. Essas crianças frequentemente sofrem de ansiedade devido a uma falta de controle sobre eventos, de receios relacionados com as incertezas em suas vidas e de culpa relacionada com o seu sentimento de responsabilidade pelas atividades de seus pais.
Filhos Adultos de Alcoólatras - Problemas de comportamento
Os comportamentos desenvolvidos na infância para lidar com o alcoolismo muitas vezes são transportados à vida adulta dos filhos de alcoólatras. O palhaço de família pode continuar a ser muito divertido, mas irresponsável. O agitador pode continuar a ter problemas jurídicos e financeiros. A pessoa passiva pode continuar a ter problemas de relacionamento. A pessoa super responsável pode se tornar um adulto que exige perfeição de si e dos que o rodeia. Eles podem ter grande dificuldade de se relacionar com algo que seja nada menos do que perfeição. Eu fiz parte deste grupo. Eu sempre me sentia que não era amado por ser antipático, que era um fracasso e incompetente por nunca poder corresponder às expectativas. Eu tinha expectativas irrealistas que tinha definido para mim mesmo e que os outros – assim eu achava - também tinham estabelecido. Muitos filhos adultos de alcoólatras sofrem de baixa auto-estima, de dificuldade de desfrutar a vida, levam tudo muito a sério e sofrem de uma constante necessidade de obter a aprovação e aceitação dos outros.
Filhos adultos de alcoólatras - Encontrando ajuda
Aprenda mais sobre o alcoolismo e seus efeitos sobre a família.
- Procure apoio. Fale com outras pessoas sobre os seus sentimentos e experiências para que possam ajudá-lo a perceber maus hábitos de comportamento e de lidar com problemas.
- Aprenda a construir sobre as coisas que você faz bem.
Quando uma criança sente vergonha do pai ou da mãe, ela sente vergonha de si mesma. Talvez sinta-se como eles, porque é por meio deles que fixa suas raízes. A criança sente-se profundamente atingida. Por isso, em alguns momentos ela tem a impressão de ser uma "mácula" à vista de todos". — Gélineau
Nenhum comentário:
Postar um comentário