Não confiar - Numa família alcoólica ou disfuncional promessas são freqüentemente esquecidas, celebrações canceladas e o humor dos pais geralmente imprevisível. Como resultado, Filhos Adultos aprendem a não contar com os outros e freqüentemente tem dificuldade em acreditar que os outros podem se preocupar em seguir seus compromissos ou promessas.
Não sentir - Devido a constante dor do desapontamento, a criança numa família alcoólica deve "parar de sentir" para sobreviver emocionalmente. Afinal qual a utilidade de se ferir o tempo todo? Nessas famílias, quando as emoções são expressas, elas são freqüentemente abusivas e estimuladas pela bebida. Essas explosões não tem resultados positivos e junto com o ato de beber, são habitualmente negados no dia seguinte. Assim, Filhos Adultos tem poucas oportunidades para ver emoções expressadas apropriadamente e usadas para estimular mudanças construtivas. Então os Filhos Adultos pensam: "por que sentir alguma coisa quando os sentimentos somente saem do controle e não mudam nada de fato? Eu não quero me ferir mais do que eu já faço".
Não falar - Filhos Adultos aprendem em suas famílias a não falar sobre boa parte de sua realidade - o ato de beber de alguém ou outra disfuncionalidade. Isso resulta na necessidade da família em negar que um problema existe e que o ato de beber ou disfuncionalidade de alguém está ligado a esse problema. Isso que é tão evidente não precisa ser comentado. Há freqüentemente uma esperança que se ninguém falar sobre o problema ele simplesmente não virá a se repetir. Também não há nada de bom para falar. E impossível falar quando um parente esta alcoolizado. Quando o parente esta sóbrio, todos querem esquecer. Desse treino desde cedo, Filhos Adultos geralmente desenvolvem uma tendência a não falar em nada desagradável.
Filhos Adultos se preocupam com o que é "ser normal" - Não há nenhuma referência para o que possa ser uma família normal. Você também não tem referências sobre o que pode ser falado e sentido. Numa situação mais saudável, você não precisa pisar em ovos todo o tempo. Por você ter feito isso, você se torna confuso. Muitos acontecimentos do passado contribuem para que você se preocupe com o que é ser normal.
Filhos adultos tem dificuldade em seguir um projeto do início ao fim. - Em lares saudáveis, a criança tem este comportamento e atitudes como modelos. A criança observa o processo e pode eventualmente Ter perguntas durante o seu desenvolvimento. O aprendizado pode ser mais indireto do que direto, mas está presente. Devido a sua experiência Ter sido bem diferente, não deve ser uma surpresa que você tenha problemas em seguir um projeto do inicio ao fim.
Filhos Adultos mentem quando seria mais fácil simplesmente dizer a verdade. - Mentir é a base do sistema familiar afetado pelo álcool. Ele mascara em parte a visível negação de realidades desagradáveis, encobre situações, promessas não cumpridas e inconsistentes. Mentir como norma em sua casa tornou-se parte do que você conheceu e sobre o que pode ser útil para você. De vez em quando, mentir faz a vida muito mais confortável.
Filhos Adultos julgam eles mesmos sem misericórdia. - O seu julgamento dos outros não é nada perto daquele destinado à você mesmo. Branco e preto, bom ou mau, são as maneiras típicas pelas quais você enxerga as coisas. Você sabe o que é se sentir mal, e como esses sentimentos fazem você se comportar. E então, se você esta bem há sempre o risco de que não vá durar.
Filhos Adultos tem dificuldade em se divertir. Filhos Adultos se levam muito a sério. - Essas duas características estão intimamente ligadas. Você não escuta seus pais rindo, brincando ou relaxando. A vida é uma coisa muito séria. O humor da sua casa não permite que haja algum tipo de relaxamento. Eventualmente você simplesmente convive com os outros. Se divertir, relaxar, não era permitido. A sua criança interior foi reprimida.
Filhos Adultos tem dificuldades com relacionamentos íntimos. - Os sentimentos de estar inseguro, ter dificuldade em confiar ou de se magoar, não são exclusivos de Filhos Adultos. Esses são problemas que muitas pessoas tem. É simplesmente uma questão de grau, você sendo um Filho Adulto faz com que algumas dificuldades normais venham a ser mais intensas.
Filhos Adultos reagem de forma excessiva quando não tem o controle de uma situação. - O jovem filho de uma família alcoólica ou disfuncional não estava no controle. A vida do alcoólico ou de outro pai/mãe disfuncional foi imposto à eles, assim como seu ambiente. Para sobreviver quando estava crescendo, ele teve que mudar. Ele teve que se encarregar de criar seu próprio ambiente para o desenvolvimento. Isso foi muito importante e muitas lembranças ficaram. O filho de um alcoólico aprendeu a confiar somente nele mais do que em qualquer outra pessoa quando era impossível contar com o julgamento de outra pessoa para ajudá-lo
Filhos Adultos procuram constantemente aprovação e afirmação. - A mensagem que você teve quando criança foi muito confusa. Não havia um amor incondicional. A definição não era clara e a mensagem eram misturadas. "sim, não, eu te amo, vá pra longe". Então você cresceu confuso sobre seu real valor.
Filhos Adultos sentem-se diferentes das outras pessoas. - Sentir-se diferente é algo que você deve ter desde sua infância e mesmo em circunstâncias que não havia garantiam isso o sentimento prevalecia. Outras crianças tiveram a oportunidade de serem crianças, você não. Você estava muito preocupado com o que acontecia em sua casa. Você pode nunca ter se sentido completamente a vontade brincando com outras crianças. Você não estava completamente lá. Você se preocupava com os problemas de sua casa que tomavam espaço de todo o resto em sua vida.
Filhos Adultos são super responsáveis ou muito irresponsáveis. - Ou você pega tudo, ou abandona tudo. Não há o caminho do meio. Você tenta agradar seus pais fazendo mais e mais ou você chega num ponto em que reconhece que isso não importa, então você acaba não fazendo nada.
Filhos Adultos são extremamente fiéis, mesmo quando há evidências de que essa lealdade não é merecida. - O lar alcoólico ou disfuncional parece ser um lugar muito "leal", no qual todos permanecem por vontade própria. A assim chamada lealdade é mais um resultado do medo e da insegurança do que qualquer outra coisa, mas o comportamento que é o modelo, é o de que ninguém abandona o lar porque a partida pode provocar uma situação difícil. Esse sentimento faz com que o Filho Adulto muitas vezes repita esse padrão, ao manter-se em relacionamentos cujo melhor destino seria a separação ou uma ruptura de algum tipo.
Filhos Adultos são impulsivos - Filhos Adultos tem a tendência a prender eles mesmos em um modo de agir sem pensar seriamente em comportamentos alternativos ou possíveis conseqüências. Essa impulsividade leva a confusão, uma sensação de auto-ódio e a perda do controle sobre a situação. Alem disso eles perdem uma excessiva quantidade de energia arrumando a bagunça que fizeram
Leia mais em: https://sites.google.com/site/filhosadultos/
Leia mais em: https://sites.google.com/site/filhosadultos/
Nenhum comentário:
Postar um comentário