Um pequeno garoto me disse... Eu era um convidado em sua casa, estava sentado o jardim, ao entardecer, e essa era a única criança da família. Ele não tinha mais de seis anos de idade. Eu lhe perguntei: "Qual o seu nome?"
Ele disse: "Bom, quanto ao meu nome, até agora eu costumava a acreditar que meu nome fosse 'Não'. Agora comecei a ir para a escola e lá descobri que este não é o meu nome."
Ele está dizendo algo tremendamente importante. Qualquer coisa que a criança esteja fazendo, os adultos estão lá para dizer: "Não faça isso!" Ninguém recebe permissão para florescer de acordo com sua própria natureza intrínseca. E essa é a principal causa da criação de tantos idiotas no mundo. Mas eles estão servindo a um determinado propósito. Se as pessoas tivessem permissão para florescer conforme sua natureza, sem qualquer comparação, sem quaisquer ideais ou disciplinas impostas, você acredita que alguém no mundo teria aceito Adolf Hitler como um líder? Simplesmente olhe para os seus líderes.
Os idiotas têm sido absolutamente necessários para que algumas pessoas proclamem seus egos.[...] Pense por um momento, se todos estivessem vivendo de acordo com a própria natureza e não tentando ser uma outra pessoa... uma tremenda inteligência explodiria dentro de cada um. Trata-se de uma lei básica da vida e da existência.
[...] O homem tem sido perturbado. Todos, de seus pais a seus professores, a escola, a faculdade, a universidade, sua religião, seus pregadores, seus vizinhos, todos estão tentando fazer de você uma outra pessoa, alguém que você não pode ser. Você pode somente se tornar você mesmo, e se não o fizer, se tornará apenas um idiota. Eu chamo toda a história da humanidade de um grande, injustificado crime contra cada indivíduo. Ela serviu aos interesses estabelecidos. As pessoas que estão no poder, as pessoas que são eruditas, e isso é outro tipo de poder, as pessoas que são ricas, e isso é outro tipo de poder, nenhuma delas gostaria que cada um fosse centrado em si mesmo. Porque um homem centrado em si mesmo não pode ser explorado, não pode ser escravizado, não pode ser humilhado, não pode ser forçado a desenvolver um sentimento de culpa cancerígeno. Essas são as razões pelas quais à humanidade não foi permitido crescer.
Desde a mais tenra infância, toda criança é condenada, tudo o que disser, tudo o que fizer, jamais estará certo. Naturalmente ela passa a ter medo de dizer qualquer coisa, de fazer qualquer coisa por conta própria. Ela é apreciada se for obediente. Ela é apreciada ao seguir regras e regulamentos feitos pelos outros. Todos a apreciam. Essa é uma estratégia. Conde o homem que estiver tentando levantar-se sobre seus próprios pés, e aprecie o homem que for apenas um imitador. Naturalmente, sua semente interior, sua potencialidade, jamais terá uma chance de crescer.
Estou lembrando minha própria infância... A coisa se tornou tão arraigada, que já nem é mais questionada. Se eu estiver sentado em silêncio, fatalmente alguém se aproxima e pergunta: "Por que você está sentado em silêncio?" Estranho, eu não posso ficar sentado em silêncio. E se eu fizer barulho e pular pela casa: "Você é louco? Por que está pulando por toda casa?" Vendo a situação, decidi que era melhor começar a brigar desde o princípio. Porque uma vez que você esteja enredado com essas pessoas, será muito difícil escapar da multidão.[...] A cada momento de minha vida eu tive de lutar para proteger a mim mesmo. Porque senão, todos estão prontos para cortar suas raízes.
Osho em, A Nova Criança
Nenhum comentário:
Postar um comentário