Uma criança nasce completamente nova e virgem - sem passado, sem ego. Eis porque as crianças são tão belas. Elas não têm nenhum passado. São novas e virgens.
Não podem dizer 'eu', porque de onde trarão o eu? O eu tem de desenvolver-se gradualmente. As crianças serão educadas, recompensadas, punidas, serão apreciadas, condenadas e o eu virá.
A criança é bela porque não tem ego. Um homem velho fica feio, não por causa da velhice, mas porque tem muito passado, ego demais. Um homem velho também pode tornar-se belo novamente, e até mais bonito do que uma criança, se conseguir abandonar o ego. Então terá uma segunda infância, um renascimento.
Este é o significado da ressurreição de Jesus. Não é um fato histórico, é uma parábola. Jesus é crucificado e ressuscita. O homem que foi crucificado não existe mais. Mm? - aquele era Jesus, o filho do carpinteiro. Agora, Jesus está morto, crucificado. Uma nova entidade surge a partir desse momento. A partir dessa morte, uma nova vida nasce. Este é o Cristo não o filho de um certo carpinteiro de Belém, não o judeu, não o homem. Este é Cristo algo novo, sem ego.
E o mesmo acontecerá a você quando seu ego for crucificado. Quando seu ego for crucificado, haverá uma ressurreição, um renascimento. Você renascerá. E esta infância será eterna, porque este é um renascimento do espírito, não do corpo.
Depois disso, nunca mais será velho. Será sempre e sempre novo, virgem tão virgem quanto a gota de orvalho da manhã, tão virgem quanto a primeira estrela da noite. Permanecerá sempre virgem, novo, uma criança inocente porque esta será uma ressurreição do espírito.
Osho
Nenhum comentário:
Postar um comentário